sexta-feira, 30 de novembro de 2012

NUNCA SINTA PENA DE VOCÊ

A mudança que você quer,não vai acontecer num passe de mágicas,nem num piscar de olhos( seria muito bom,se isto acontecesse!)mas a mudança que muitas vezes almejamos,começa com uma luta interna,cheia de conflitos e com muitas explicações para não começar..
Decidi fechar os olhos e exercitar meus pensamentos..
Me enviei para o futuro,me moldei,me desenhei..
Tracei metas,e novas conquistas..
Busquei o DEUS que habita dentro de mim..
Segurei em suas mãos e me permiti conduzir..
O medo nos afasta do novo..
O medo nos afasta de caminhar..
Me olhei no espelho,e me vi viva..
NUNCA,nunca sinta pena de você...
Tudo podemos naquele que nos fortalece!
Eu creio.

Tania Maura Gomes..

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COMO RECONHECER ALTERAÇÕES EM SUA MAMA


A mama é constituída por estruturas produtoras de leite (lóbulos), ductos, que são pequenos canais que ligam os lóbulos ao mamilo; gordura, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
Vasos linfáticos são semelhantes aos vasos sanguíneos, só que em vez de sangue, transportam linfa, um líquido que contém células do sistema de defesa, gordura e proteínas. Ao longo dos vasos linfáticos há pequenos órgãos em forma de feijões, ou gânglios ou nódulos linfáticos ou ainda linfonodos, que armazenam glóbulos brancos chamados linfócitos. A maioria dos vasos linfáticos da mama leva a gânglios linfáticos situados nas axilas, denominados nódulos ou gânglios axilares. Se as células cancerosas atingirem esses gânglios, a probabilidade de que a doença se espalhe para outros órgãos é maior.
A maioria dos cânceres de mama começa nos ductos (carcinomas ductais), alguns têm início nos lóbulos (carcinoma lobular) e os demais nos outros tecidos.

Saiba Mais sobre o câncer de mama:

O que causa o câncer de mama?
  
O câncer de mama é causado por alterações genéticas, estas alterações podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal), inicio da menstruarão em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor numero de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.

Quais os principais tipos de câncer de mama?

•    Carcinoma ductal in situ – consiste em um câncer de mama em fase inicial, que a principio, não teria capacidade de desenvolver metástase

•    Carcinoma ductal invasivo – é o tipo mais comum de câncer de mama. Apresenta capacidade de desenvolver metástase

•    Carcinoma lobular invasivo – é o segundo tipo mais comum de câncer de mama e está relacionado ao risco de desenvolvimento de câncer de mama na outra mama e também ao câncer de ovário. Apresenta a possibilidade de desenvolver metástase.

Quais são os tipos de lesões pré-cancerígenas?

As lesões mamárias que predispõem a câncer de mama são:

•    Carcinoma Lobular in situ ou Neoplasia Lobular.

•    Hiperplasia ductal atípica

•    Hiperplasia lobular atípica

Homem pode ter câncer de mama?
Sim. O desenvolvimento do câncer de mama em homens está relacionado à presença de histórico de câncer na família, síndromes de predisposição genética, radioterapia em região torácica, dentre outros.
O uso de exames preventivos aumentou bastante o número de casos de câncer identificados antes de causar sintomas.
Quais os sintomas do câncer de mama?
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:

•    Inchaço em parte do seio
•    Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja
•    Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro)
•    Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama
•    Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo
•    Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro)
•    Um caroço nas axilas

Quais os sintomas do câncer de mama no homem?

De forma semelhante ao câncer de mama feminino, este tumor no homem é assintomático na sua fase inicial. O sintoma mais comum é o aparecimento e rápido crescimento de um nódulo (caroço) na mama. Outros sintomas podem ser: retração ou edema da pele, secreção pelo mamilo e dor que só aparecerá em fases mais avançadas da doença.

Exames de Rastreamento

Consistem em modalidade de exames de imagem que tem a finalidade de detectar um tumor em fase inicial antes de ser percebido pelo médico ou pela própria paciente.
O principal exame de rastreamento para câncer de mama é a mamografia e que em alguns casos poderá ser complementada por ultrassonografia ou ressonância magnética de mamas
A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres iniciem a mamografia a partir dos 40 anos e com periodicidade anual. Em algumas circunstâncias a idade deverá ser antecipada bem como a frequência de acordo a indicação medica.


Como é feito o diagnostico das lesões pré-cancerígenas?

O diagnóstico destas lesões é feito com base em alterações na mamografia ou ultrassonografia, por meio de algum tipo de biopsia -  biopsia de agulha grossa ou mamotomia associada ou não a biopsia cirúrgica.


O que significa BI-RADS?

O sistema BI-RADS (Breast Image Reporting and Data System) é o nome de um sistema de padronização de laudos de exames de imagem de mama podendo ser aplicado a alterações na mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. De uma forma geral cada classificação significa:

 •    Categoria zero – exame não conseguiu caracterizar alterações – necessita de outros exames complementares

•    Categoria 1 – significa exame normal – recomendado controle em 1 ano

•    Categoria 2 – significa presença de alterações benignas – sem risco de câncer - - recomendado controle em 12 meses

•    Categoria 3 - significa alterações provavelmente benignas – risco de câncer de 3%  - recomendado controle em 6  meses

•    Categoria 4 - significa alterações suspeita para malignidade – risco de câncer de 20%  - necessita de realização de biópsia e avaliação anatomopatológica

•    Categoria 5 - significa alterações provavelmente maligna– risco de câncer de 95% - indicado ressecção cirúrgica podendo ser realizado alguma modalidade de biopsia pré-operatória

•    Categoria 6 – significa lesão já biopsiada e com diagnostico de câncer - pode ser usada para classificação dos achados de uma mamografia de monitoramento após quimioterapia neoadjuvante.


Quais os tipos de biopsias disponíveis?

•    As biopsias mamárias são indicadas quando temos alguma alteração no exame clinico ou quando encontramos alterações nos exames de imagem. Os principais tipos são:

•    Punção aspirativa de agulha fina (PAAF)  - utilizada principalmente para a aspiração de cistos podendo ser utilizada para avaliação de nódulos

•   Biopsia de agulha grossa ou core biopsy – utilizada principalmente para nódulos sólidos maiores de 5 mm

•   Mamotomia – utilizada principalmente para áreas de microcalcificações. Permite a colocação de clipe metálico na mama

•   Biopsia cirúrgica – consiste na realização de ressecção por meio de cirurgia. È utilizada quando a lesão é  suspeita de câncer (BIRADS 5), quando as outras modalidades de biopsias forem inconclusivas ou quando se tem área de microcalcificação muito extensa


Quais os diagnósticos que podemos ter após a realização de uma biopsia de mama?

Após a realização de uma biopsia de mama podemos ter genericamente 3 diagnósticos:
•    Lesão benigna
•    Lesão pré-cancerígena
•    Lesão cancerígena


Estou com o diagnóstico de câncer de mama e agora o que devo fazer?

Após uma biópsia comprovando o diagnostico de câncer de mama as pacientes deverão procurar tratamento médico especializado no qual o médico irá efetuar uma avaliação global da paciente, através da historia clinica, exame físico, podendo ser complementado com exames de imagem (Rx de tórax, cintilografia óssea, ultrassom de abdômen e pelve) ou outros a depender do estadiamento.


O que é estadiamento tumoral?

Consiste em um método de classificar o grau de extensão do tumor. È feito baseado no tamanho do tumor aferido pelo exame físico e baseados nos exames de imagem. Se refere a 3 variáveis (TNM):
T – se refere ao tamanho do tumor na mama
N –se refere ao acometimento metastático dos gânglios da axila
M – se refere ao acometimento metastático de outros órgão

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Orientações a pacientes mastectomizadas


Orientações a pacientes mastectomizadas


Fiz mastectomia a alguns dias, e há muito dúvida em relação ao esvaziamento axilar, encontrei esta fonte que achei bem sucinta e elucidativa,principalmente a parte dos cuidados com o dreno e curativos. Espero que ajude quem irá passar por isso, e quem já passou, será que podem nos dar um help? Em nossas intermináveis conversas eu e Bibi questionávamos sobre todos os cuidados com o braço pós esvaziamento; depilação, ferimentos e as restrições ao desodorante, que apenas dizem que o ideal é que seja em bastão e sem álcool, mas falando de mulher pra mulher, que desodorante é esse, onde e que marca encontrar? Higiene é bom e a gente gosta.
Tudo bem ficar tortinha, com uma tartaruga no lugar do peito, com o braço desobediente, mas fedida? Fedida JAMAIS...








A mastectomia é uma cirurgia de retirada total ou parcial da mama, associada ou não à retirada dos gânglios linfáticos da axila (esvaziamento axilar). O pós operatório requer alguns cuidados, principalmente com braço do mesmo lado da mama operada. 

Importante
• O local operado e a outra mama devem ser examinados mensalmente. Alterações na temperatura ou na coloração da pele e o aparecimento de caroços devem ser comunicados ao médico imediatamente.
 
• É muito importante o exercício das atividades diárias e de lazer.
 
• Em caso de machucado no braço do lado da mama operada, o paciente deve fazer curativos todos os dias e manter a ferida coberta até a completa cicatrização. Se o machucado persistir, procure o seu médico.
 
• Após a cicatrização completa da ferida operatória, a pele deve ser hidratada com cremes. Próteses externas só devem ser usadas quando a região estiver totalmente cicatrizada e sob orientação médica).

Recomendações sobre Esvaziamento Axilar 
• Os vasos linfáticos ajudam a proteger o organismo de infecções e corpos estranhos. Pacientes submetidos ao esvaziamento axilar não têm o sistema linfático do lado operado tão eficiente, e por isso devem ter alguns cuidados especiais.
• Queimaduras, arranhões e cortes se tornam mais perigosos nesta região, por isso devem ser evitadas injeções, vacinas e retirada de sangue. A pressão deve ser constantemente verificada.Evite no braço do lado operado 
• Cortar cutícula com alicate e roer unha
 
• Costurar sem dedal
 
• Picadas de insetos e mordidas de animais
 
• Contato direto com substâncias irritantes, como cloro ou solventes
 
• Carregar bolsas ou pacotes pesados e usar roupas ou objetos que apertem a região
 
• Evitar o sol das 10h às 15h e usar sempre filtro solar
 
Use no braço do lado operado 
• Removedor líquido para cutícula
• Luvas grossas quando estiver trabalhando no jardim, usando esponjas de aço ou lidando com o forno
• Loção depilatória ou tesoura para remover os pelos das axilas
• Desodorante tipo bastão e sem álcool, são os mais adequados
 
Procure o médico 
• Em caso de febre ou dor forte no local operado e que não melhore com o uso de medicamentos
• Vermelhidão e inchaço no local da cirurgia ou no braço do local operado
 
O Dreno 
O dreno de sucção é um material feito para retirar a secreção produzida após a cirurgia.
• Mantenha o dreno sempre preso à roupa
• Use roupas mais largas para acomodar bem o dreno
• Esvazie o coletor duas vezes ao dia (pela manhã e à tarde). Não se esqueça de anotar a quantidade de secreção que saiu
Para esvaziar o dreno
• Lave bem as mãos com água e sabão;
• Pince o tubo;
• Esvazie a bolsa sanfonada dentro de um frasco graduado, como uma mamadeira, copo ou jarra;
• Aperte e tampe a bolsa sanfonada e solte o pinçador do tubo;
• Verifique e anote a quantidade de secreção;
• Jogue fora a secreção no vaso sanitário;
• Lave as mãos.
Curativos 
• Devem ser trocados todos os dias
 
• Proteja-os com um plástico no banho para que não fiquem molhados e faça a troca a seguir
Para trocar os curativos 
• Lave as mãos com água e sabão;
• Ferva água filtrada e deixe esfriar em um recipiente com tampa;
• Descubra seu curativo e lave as mãos novamente;
• Jogue um pouco de água fervida na gaze esterilizada e limpe a ferida suavemente;
• Cubra a ferida com gaze esterilizada e prenda-a com esparadrapo ou fita adesiva;
• Lave as mãos mais uma vez



Cuidados com a drenagem
Comunique a equipe da sala de curativo se:
1 - A cor da secreção se tornar vermelha brilhante, com aumento da quantidade da drenagem. 2 - O dreno sair acidentalmente. 3 - Se durante 24 horas não houver nenhuma secreção na bolsa sanfonada. 4 - A bolsa sanfonada estiver ficando cheia de ar (ou seja, ela se enche de ar sozinha, mesmo após fechada), o que pode significar vazamentos por orifícios.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

MULHERES GUERREIRAS..

PARA MINHA AMIGA..SUELI HELENA!

Bom dia! Quem passou pelo vale da sombra da morte,ou sentiu o medo da vida..Quem se colocou diante da presença do altíssimo e conseguiu entender os seus planos..
Bem aventurado és!
Tornou-se um novo ser,no mesmo corpo,mas com olhos do espirito..
Tenho ficado em repouso,tenho assistido muita tv..
Coisa que a muito tempo não fazia..
Quanta coisa ruim,acontecendo no mundo..
Quantas mortes,quantas destruições..
Quanta falta de amor,quanta falta de DEUS..
Todos os dias ao me levantar,e abrir meu olhos,agradeço pela vida,pelo aprendizado,pela oportunidade de errar menos..
Sei,que a única certeza que todos nós possuímos e a de que vamos morrer..
NOSSA vida caminha ao lado da morte,em tempo integral..
Agradeço por tudo..
Na minha luta contra o câncer..
Sofri,chorei..
MAS DECIDI lutar..
Busquei forças no que não podia tocar..
MAS podia sentir..
Sei,que o meu milagre chegou!
Hoje lutar pela minha vida é pouco..
Quero mais..
Durante este processo antes da cirurgia,descobri um mundo antes desconhecido para mim..
Erraram comigo,estão errando com outras mulheres..
Vamos lutar!
Vamos nos unir!
E,vamos mexer na lei..

Em nome da fé que tenho,vamos cobrar e fazer valer o que é nosso..
Confia,Sueli Helena,confia!
Estamos juntas!

sábado, 24 de novembro de 2012

Novo dia...

Nossa vida é uma incógnita constante..
Estamos em eterno aprendizado..
De fato,hoje será um novo dia..
Vivo,com a certeza,de que hoje será melhor que ontem..
A vida nos ensina diariamente..
Somos fruto das nossas escolhas..
Possuímos o livre arbítrio entre o bem e o mal..
Tudo no UNIVERSO esta em constante movimento..
O primeiro passo não pode ser dado por mim..
MAS por cada um de nós,
Sem medo de ao menos tentar..
Eu to indo,um dia de cada vez!

Tania Maura Gomes

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Um novo sol,um novo dia...

Bom dia..Bom dia Sol.Bom dia dia,bom dia vidaaaaaaaaaaaaaa!!!
Um dia cheio de luz e aprendizado..
E,que possamos ser melhores que ontem..
Se errar,reconheça e peça perdão.
Se amar,diga,eu te amo,não se envergonhe..É muito bom amar!
Se sentir-se deprimido..
"Ore!,vai levantar-se aliviado"
Se tiver um problema..
Feche os olhos por alguns minutos..
E,confie! Existe um Deus,que tudo sabe,estamos em sintonia
constante com ele; Ele cuida de nós,mas não  é o nosso tempo,mas o tempo que precisamos para receber nossa aprovação.. Ele sempre faz o melhor; Sempre! Lembre-se disto.
E,por fim!Estamos em constante aprendizado; Tolo o que diz já sei tudo! Sempre há algo para aprendermos..
"Eis que Jesus conversava com seus discípulos,quando um deles lhes perguntou: MESTRE,DO QUE RESUME-SE A LEI? Jesus respondeu: Amar o senhor teu DEUS sobre todas as coisas,e ao teu próximo como a ti mesmo.."
Lembra disto hoje..Quando amamos o nosso DEUS,confiamos..
E,quando amamos nosso próximo,plantamos
E,nossa colheita depende da nossa plantação..

Tenha FÉ!
e CREIA.
AMÉM!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UM DIA DE CADA VEZ...

Quando a dor invade nosso peito..O MELHOR REMÉDIO,é parar e ficar com você mesmo,existem momentos,que nosso melhor amigo,chama-se consciência..Fechamos os olhos,e nos permitimos uma longa conversa..
Não devemos tentar encontrar respostas para tudo,nem sempre a resposta é naquele momento..Devemos confiar e acreditar que vivendo um dia de cada vez,e sem pressa,viveremos muito melhor..

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ENFERMEIRA CELISA..PA DO SÃO VICENTE

A saúde de jundiaí pede socorro,mas tem muitos anjos ai,que precisam ser valorizados..Esta é uma deles..

Chegando,do PA,DE JUNDIAÍ (PRONTO ATENDIMENTO DO SÃO VICENTE),estive lá no domingo,para a primeira limpeza do DRENO..Fui atendida,mas limitada apenas ao esvaziamento..
Hoje retornei para segunda limpeza,fui atendida pela enfermeira CELISA,de inicio me re
cebeu com um sorriso,na sequencia,perguntou como eu estava,esvaziou o DRENO,e olhou meu curativo,com muito jeito e delicadeza foi limpando ( não era para ela fazer isto),mas viu que precisava,e fez..Em seguida não só esvaziou o DRENO,como também fez a higiene do mesmo,sempre sorrindo com voz mansa e tranquila...
Um anjo,um ser humano que com certeza ama fazer o que faz..
Muitos parabéns a você ENFERMEIRA CELISA..
Voltei tranquila e confiante...
Um grande beijo..( FIZ MASTECTOMIA NA QUINTA FEIRA DIA 15.11.2012)

VERDADES..

Quem falar que ama,mas não tem humildade..É mentiroso! 
Quem falar que pratica a caridade,mas não perdoa..É mentiroso!
Quem falar que sente saudades,mas não demostra..É mentiroso!
Quem fala que vai fazer algo,mas fica sempre protelando com desculpas..É mentiroso!
POR UM MUNDO COM MAIS VERDADES..
Faço da fala da Angelina Jolie,as minhas..
"O mundo precisa de atitudes,não de palavras"..
Um dia lindo e cheio de muitas verdades..

Tania MAURA

sábado, 17 de novembro de 2012

ENTRE MULHERES...

Geralmente começo meus textos sem saber o titulo..
Escolho o titulo,no decorrer do que vou escrevendo..
HOJE já comecei sabendo sobre o que iria falar..
E,qual seria o titulo" Falando como sobrevivente"...
Hoje,escutamos muito sobre o Câncer..
Doença esta,que a anos atrás poucas pessoas pronunciavam seu nome..
Quando recebi o diagnóstico,confesso..Pensei: Vou morrer!
Depois descobri,que iria morrer de um jeito ou de outro,ai resolvi lutar..
Primeiro as sessões de quimioterapia,depois a queda de cabelo..
Depois o preconceito enfrentado durante as eleições,onde ouvi na boca de algumas pessoas
que eu tinha que desistir,pois minha vida estava em primeiro lugar,mas eu não entendia como alguém podia
ver minha vida em primeiro lugar e meus sonhos e vontade de viver em último..
Lutei contra mim mesma,lutei contra minha lágrimas,lutei contra minhas dificuldades..
Hoje o cabelo já esta nascendo,fiz a mastectomia radical..
Acordei de uma cirurgia,que dormi com  dois peitos e acordei com um..
Sei,que para qualquer tipo de problema,a principal receita é não sentir pena de você mesmo..
Estou em casa,tomei  um banho demorado( A água ajuda bastante),tirei o pijama,e coloquei uma roupinha alegre( Isto também ajuda),não estou doente,estou apenas num voo turbulento..
Vamos pousar e será tranquilo!
Tenho em mente algumas coisas,,Mas a principal delas é que nós MULHERES PRECISAMOS NOS UNIR..
Muitas,mas muitas vidas estão em jogo,muitas meninas,muitas meninas mulheres e mulheres meninas,lutando todos os dias para SOBREVIVER..
Precisamos de politicas públicas focadas na mulher,precisamos de REPRESENTANTES,nas três esferas do governo..Precisamos levantar a bandeira cor de rosa,não só em outubro,mas em todos os dias do ano..
Vou continuar a denunciar,a escrever e pedir: MULHERES UNAM-SE,somos sonho,somos vida..Somos mulheres!!!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CONFIANDO NO BRILHO DO ARCO IRIS..

Quem nunca voou não sabe o que é uma turbulência aérea..
Mas existe algo em terra que lembra bastante a sensação de medo e pânico,quando passamos por nuvens carregadas..
Você se segura,com toda força do mundo,tenta frear com o pés,mas ao mesmo tempo envia para o cérebro o comando" Vai ficar tudo bem",CALMA! Vai passar!
É bem assim,quando enfrentamos um problema,um sentimento de perda,ou algo que vamos precisar passar..
A gente põe o pé no freio,se segura,e tenta se aclamar em tempo integral..
Olhamos para os lados e enxergamos sobreviventes..
E,acreditamos que em  breve também o seremos..
De repente no meio de toda a tempestade,você sente um pouso tranquilo e confortável..
Sente que esta chegando o sol,e consegue até ver o ARCO IRIS..
É bem assim! PRECISA CONFIAR,e acreditar..
NO FIM de toda grande chuva,brilha um arco-iris lindo!
E ele vai brilhar

sábado, 10 de novembro de 2012

TEXTO ESCRITO POR UM MÉDICO ONCOLOGISTA..

JORNAL NOTICIAS....Lutando ao lado do povo..

LEIS QUE BENEFICIAM PACIENTES COM CÂNCER..


Confira algumas das leis  que imediatamente beneficiam os doentes de câncer:
1) Lei nº 8213, de 24/07/91, - Auxílio-doença -arts 59 a 63; - Aposentadoria por doença grave - art. 26-II
Servidores Públicos - Lei nº 8112, 01/12/90- RJU - Aposentadoria por doença grave - art. 186 - Licença para tratamento de saúde com proventos integrais - art. 202
2) Militares - art 108, V, do Estatuto dos Militares (Lei nº 6880, de 09/12/80);
3) Saque do FGTS - lei nº 8.922, de 25/07/94 - para tratamento do trabalhador ou dependente;
4) Saque de cotas PIS-PASEP - Res. Nº1, do Cons. Diretor do Fundo de Participação do PIS/PASEP de 15/10/96;
5) Isenção de imposto de Renda - Lei nº 7.713/88 (c/alterações posteriores) - art.. 6º,inciso XIV;
6) Isenção de IPI para compra de carro - Lei nº 8.989/95 c/ alterações posteriores e IN-SRF nº 607, de 05/01/06 Isenção de ICMS na compra de carro - Convênio ICMS nº 03/07, de 19/01/07; 
Isenção de IOF em financiamento de carro - Lei nº 8.383, de 30/12/91;
7) Reconstrução mamária pelo SUS - Lei nº 9.797, de 06/05/99
Reconstrução mamária gratuita pelos Planos de Saúde - Lei nº 10.223, de 15/05/01 
Prioridade em processo judicial - Lei nº 10.173, de 09/01/01;
8) Planos de Saúde - proibição de cobrar cheque caução - Res.ANS -44, de 24/07/03;
9) Transporte, Pousada e Alimentação para tratamento fora do domicílio- TFD- Port. 55, de 24/02/99, Sec. Assistência à Saúde.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SUS, SISTEMA FALIDO! NA LUTA CONTRA O CÂNCER

O CÂNCER,não é uma doença hereditária,é mentira!
Todos nós possuímos células cancerígenas
E a qualquer momento ele se manifesta,
É uma doença silenciosa,é como um ladrão que chega de mansinho e te rouba..
Primeiro ele te dá um  susto,depois te aterroriza,depois vc se acalma e tenta entender...
Quando ele achou a porta aberta e entrou,se instalou sem ser convidado e acha que pode tomar
conta de você..
Ouvimos falar do caso do LULA,da DILMA do GIANE,da  Hebe..
MAS não ouvimos falar dos casos do JOÃO,das Marias,da Sueli,da Tania..
Sabe por que? Somos povo,somos da massa não damos IPOBE..
Usamos o SUS..
PAGAMOS O MAIOR CONVENIO MÉDICO DO BRASIL..
Mas o pior administrado..
Esperamos em listas de espera..
Aguardamos vagas em leitos..
Somos muitos,somos milhares,elegemos presidentes,governadores e senadores..
PREFEITOS,VEREADORES..
Mas não somos capazes de nos unir para cobrar áquilo que é nosso por direito..
Confesso,que ás vezes quero parar e deixar ele quietinho..
Mas não sou covarde,nunca fui!
Escolhi lutar,escolhi cobrar,escolhi viver..
Se você pensa como eu..
Compartilha este texto..
Quem sabe muitas MARIA E JOÃO JUNTOS
Consigamos  não mendigar,mas ter o que é nosso por direito..

OBRIGADA!


TO MUITO CANSADA!

To muito cansada..

Chegando do médico,saúde da mulher em Jundiaí,previsão da cirurgia dia 15.11.2012,pediram para aguardar...
ÁS VEZES tenho medo e me sinto impotente..
NÃO LUTO PELA MINHA VIDA, simplesmente..
Mas pelo respeito que a muito tempo o povo não tem.
Chega doer,ver o sofrimento,que toma conta da saúde..
Doê e doí muito!

Vejo pessoas,na maioria mulheres..
Que um dia sonharam com amor,
Com uma roupa nova,um perfume,um acessório..
Sonharam com uma formação,com um emprego.. 
Sonharam em ser mães,amadas, respeitadas..
E,hoje sonham apenas em viver...
Somente VIVER,basta!

Sou teimosa..
Vou lutar,e vamos lutar muito..
Alguma coisa precisa mudar..
E,vai mudar!

domingo, 4 de novembro de 2012

QUERER..

Descobri que além das montanhas existe vida..
E um infinito para desbravarmos..
Quero a incerteza do mistério,
A certeza da mesmice..

Quero,ficar linda,cheirosa e me gostando muito..
Não sou narcisista,mas descobri que me amo acima de tudo..
Quero o melhor para mim..
Não sou egoísta,mas se não for capaz de me amar,não serei capaz de amar ninguém...

Quero só um pouquinho de mim,quero só um pouquinho dos meus sonhos,quero só um pouquinho do meu sorriso,quero resgatar o que sei que tenho,e que esta escondido em algum lugar dentro de mim.

Em  processo de casulo,em processo da transformação,criando asas e cor,preparando-se para o voo..

Tania Maura(04.11.2012) Domingo,manhã..

10 SITUAÇÕES QUE DETONAM A AUTO ESTIMA


ATITUDES QUE FORTALECEM SUA AUTO ESTIMA


sábado, 3 de novembro de 2012

Crer,somente crer..


O invisível me faz feliz...  


Se conseguimos captar ondas sonoras,ondas eletro magnéticas..
Se conseguimos sentir alegrias e tristezas,sem tocar..
Acredito,que entre o céu e a terra,muito mistério ainda ronda este UNIVERSO..
Acredito,que todos estamos numa grande escola..
Aprendendo o que de fato importa..
O amor e a fé são a chave para tudo..
Creio em Deus,e creio na vida como um todo...


CASULO..

Existem momentos, em que devemos nos guardar no casulo,para no momento do voo,estarmos prontos para voar e agir..(TANIA MAURA)